O seu filho chora para adormecer? Acorda muitas vezes durante a noite? O cansaço pode ser uma das razões para isto acontecer.

O seu filho chora para adormecer? Acorda muitas vezes durante a noite? Faz sestas curtas e acorda a chorar? Atenção que estes podem ser sinais de que o seu filho está a dormir pouco e anda extremamente cansado.

 

Um dos factores que mais influencia o sono do bebé é o cansaço.

É importante perceber que o cansaço na criança não é igual ao cansaço no adulto. Na criança o cansaço extremo ou falta de sono, revela-se na forma de agitação e irrequietude, como se fosse um excesso de estimulo e energia que dificulta o adormecer e a entrada no sono profundo.

 

Vejamos por exemplo: quando temos uma reunião importante ou um assunto que não nos sai da cabeça, e na hora de ir para a cama damos voltas e voltas, temos dificuldade em desligar e adormecer e vamos dormitando agitados acabando por acordar de manhã com a sensação de não termos dormido nada. É isto que acontece ao bebé quando está extremamente cansado. Está tão exausto por não dormir bem durante o dia, que não consegue ter a tranquilidade que precisa para adormecer e quando, ao fim de algum tempo a tentar dormir, agitado e a chorar, consegue finalmente adormecer, acorda passado pouco tempo, pois não está suficientemente tranquilo para dormir um sono profundo e juntar ciclos de sono descansando a noite toda. Esta espiral de cansaço vai-se acumulando, sendo cada vez mais difícil que adormeça ou durma bem.

 

É importante distinguir este tipo de cansaço, que se deve à criança não dormir o suficiente durante o dia, ou estar a ir para a cama demasiado tarde, do chamado "cansaço bom", como por exemplo quando estão cansados de um dia em cheio, ou cansados do ar da praia. O cansaço prejudicial ao bebé é provocado pela falta de horas de sono de qualidade.

 

Como pais temos que entender o sono como uma necessidade básica. É importante perceber que o sono do dia influencia o sono da noite e que uma criança precisa de dormir bem durante o dia e estar tranquila para dormir bem durante a noite.

 

Assim, se sente que o seu filho está demasiado agitado na hora de ir para a cama, que demora muito tempo a adormecer, parecendo que resiste ao sono, ou se acorda várias vezes durante a noite sem causa aparente, questione se estará a fazer as sestas necessárias durante o dia, se dorme bem quando dorme e se o horário de ir para cama é o mais adequado.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
Telefone
+351 918 654 762
E-mail
osprimeirosanos@gmail.com
Parceiros
Morada
Cais do Sodré, Lisboa