O Sono do dia influencia o sono da noite?

September 3, 2018

 

Mito: Quanto mais cansado está melhor vai dormir.

 

 

Quem é que não ouviu muitas vezes dizer “não deixes o teu filho dormir de dia para ver se dorme melhor à noite”? Ou “vamos cansá-lo e pô-lo na cama mais tarde para dormir melhor”?

Este é um dos conselhos que não devemos seguir. Não é verdade que um bebé que não durma de dia, acumulando cansaço, vá dormir melhor durante a noite por estar exausto. Pelo contrário, quanto mais exausto o bebé estiver, menos tranquilo vai estar na hora de adormecer. Pode demorar muito mais a adormecer ou acordar várias vezes durante a noite, não conseguindo dormir profunda e tranquilamente.

É essencial percebermos que o cansaço no bebé não é o mesmo do que o cansaço no adulto. O cansaço, na maioria dos bebés, aparece na forma de agitação e não permite um sono tranquilo e relaxado.

Um bebé que dorme bem durante o dia, que está tranquilo e descansado, vai ter muito mais facilidade em adormecer e em manter o sono durante a noite. Pelo contrário, um bebé exausto tem mais dificuldade em adormecer. Por vezes chora muito, esperneia, não por não querer dormir, mas por precisar muito de dormir e não conseguir.

É muito importante respeitarmos o sono do bebé, estarmos atentos aos seus sinais do sono e perceber que dormir é uma necessidade básica tão importante como comer!

Na próxima semana falarei dos sinais que o nosso bebé nos dá quando está muito cansado e precisa de dormir mais.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
Telefone
+351 918 654 762
E-mail
osprimeirosanos@gmail.com
Parceiros
Morada
Cais do Sodré, Lisboa