O Recém-nascido

September 17, 2018

O recém nascido

 

Têm surgido em consulta cada vez mais pais com bebés muito pequenos com dúvidas e medos sobre o colo, os vícios, as manhas... Por isso, esta semana deixo-vos algumas ideias muito breves para reflectir à cerca do recém nascido.

 

Um bebé não tem manhas

Quando o bebé chora e acalma ao colo, ele não está a manipular os pais porque é manhoso. Os bebés não nascem com essa capacidade. Ele simplesmente precisa de colo, de conforto, do cheiro dos pais, do contacto. Precisa do aconchego que lhe é familiar. Quando o bebé chora, ele está a comunicar. Está a dar sinal de alguma coisa, seja fome, sono, algum desconforto, ou qualquer outra coisa. O choro é para ser atendido e compreendido.

 

Colo nunca é demais

Conforte o seu bebé. Dê-lhe muito colo, muito mimo. Fale com ele, cante para ele e dê-lhe mais colo. O colo é o seu porto seguro. O contacto com a pele, o cheiro, o bater do coração confortam, acalmam o bebé. São o seu aconchego. Colo nunca é demais e não, colo não vicia.

 

Apesar de ser muito bom ter os avós ou os tios por perto para ajudar, quem conhece o bebé melhor do que ninguém são os pais. Conhecem os seus sons de desconforto, de fome, de sono. Conhecem o seu choro de dor. Conhecem a sua música preferida. Sabem como gosta de adormecer. Como acalmam ao colo.

 

Principalmente nos pais de primeira viagem, o nascimento de um bebé é um momento de alguma fragilidade, onde estão mais vulneráveis, onde surgem muitas dúvidas e alguma insegurança. Mas é preciso confiar no próprio instinto e acreditar que os pais sabem o que é melhor para o seu bebé.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
Telefone
+351 918 654 762
E-mail
osprimeirosanos@gmail.com
Parceiros
Morada
Cais do Sodré, Lisboa